quarta-feira, 18 de agosto de 2010

UMA BREVE EXPLICAÇÃO


Fico feliz em ter leitores, pequenos em números mas maestrosos em dignidade. Quero agradecer sinceramente aos que acompanham meus escritos:os seguidores, os que comentam pessoalmente e os que comentam virtualmente. Tinha dúvidas se surgiriam pessoas interessadas em ler os relatos de um homem transexual, embora habite em mim uma enorme satisfação em escrever, ainda preciso conviver com a minha inexperiência e ignorância digital. Por elas, peço desculpas.
Mas o interesse real desta postagem, é de atender à uma necessidade que tenho sentido presente em algumas pessoas que eventualmente acompanham meu blog: a de esclarecer um pouco sobre termos específicos e sobre a própria transexualidade. Já que nem todos participam deste universo. Venho então tentar de maneira objetiva resumir um pouco sobre nós, os transexuais.


O QUE É DISFORIA DE GÊNERO OU TRANSTORNO DE IDENTIDADE DE GÊNERO???


Na wikpédia está assim: O transtorno de identidade de gênero é um transtorno de ordem psicológica e médica, que se manifesta na condição em que a pessoa é de um determinado gênero biológico (homem e mulher), mas se identifica com os indivíduos pertencente ao gênero oposto, e considera isso como desconfortante ou é incapaz de lidar com essa condição. O transtorno de identidade de gênero ou síndrome de disforia de gênero, acredita-se que não é algo que se manifesta em um deteminado momento da vida, mas que vem desde a fase pré-natal,o indivíduo não se identifica com o gênero biológico mas isso não o torna incapaz de exercer qualquer papel na sociedade e não quer dizer que tenha qualquer outro tipo de transtorno ou psicose. Os tratamentos voltados para readequar à mente ao corpo físico não obtiveram sucesso, então o único tratamento eficaz é readequar o corpo à mente, ou seja, à identidade de gênero. NÃO É OPÇÃO, NÃO É ESCOLHA, NÃO É HOMOSSEXUALIDADE POIS NÃO ESTÁ LIGADO À ORIENTAÇÃO SEXUAL E SIM À IDENTIDADE DE GÊNERO!

Um transexual pode ser HETEROSEXUAL, HOMOSSEXUAL, BISSEXUAL OU ASSEXUADO, pois sua identidade de gênero, quer dizer, a forma como ele se vê ( homem ou mulher ) é que está em questão. Não a sua orientação sexual.

O TRANSEXUAL MASCULINO: è o homem que nasceu no CORPO feminino, de uma mulher. é identificado pela sigla FTM, que em inglês quer dizer FEMALE TO MALE ( feminino para masculino )

A TRANSEXUAL FEMININA: è a mulher que nasceu no CORPO masculino, de um homem. A sigla que as identifica é MTF, MALE TO FEMALE ( masculino para feminino ).

Mesmo alguns estudiosos confundem essas denominações e chamam a nós, homens transexuais de transexuais femininas. Mas não é o caso, somos os transexuais masculinos.

Somos confundidos também com outras personargens que não possuem o transtorno de identidade de gênero, por exemplo:

TRAVESTIS:Travestis são homens e mulheres que se caracterizam do gênero oposto ao qual pertencem mas não tem nenhum problema com seu gênero biológico, não havendo assim, necessidade de intervenção cirúrgica para a readequação do sexo.

HOMOSSEXUAIS: è simplesmente uma orientação sexual, quando uma pessoa sente atração física e afetiva pelo mesmo gênero. E nada tem haver com a transexualidade. Como já foi dito, um transexual não é transexual porque é homossexual, e sim porque sua identidade de gênero difere do gênero biológico.

INTERSEXUALIDADE : São pessoas que nasceram com ambiguidade de gênero e essa ambiguidade é manifestada fisicamente. Possuem características dos dois sexos, em diversos níveis, desde uma produção hormonal diferenciada até as genitálias dos dois sexos desenvolvidas.

TRANSGÊNEROS:
Ultimamente o termo tem sido usado para pessoas que transitam entre um sexo e outro, que possuem a identidade de gênero ambígua. Mas é um termo que envolve bastante discussão.

ESPERO TER ESCLARECIDO ALGUMAS DÚVIDAS. Me coloco aberto para discutir ou reavaliar qualquer conceito e continuar esclarecendo dúbios que permaneçam existentes.

6 comentários:

  1. Passei por aqui achei bem interessante!
    Obrigada por nos informar!

    ResponderExcluir
  2. Como eu amo entender e aprender mais sobre todos.... Tudo o que li aqui já tinha em minha mente, só confirmei tudo o que já imaginava saber. Mas achar o site foi ótimo pra mim, porque transexualidade é um assunto que muito me cativa.

    ResponderExcluir
  3. Como eu amo entender e aprender mais sobre todos.... Tudo o que li aqui já tinha em minha mente, só confirmei tudo o que já imaginava saber. Mas achar o site foi ótimo pra mim, porque transexualidade é um assunto que muito me cativa.

    ResponderExcluir
  4. Como eu amo entender e aprender mais sobre todos.... Tudo o que li aqui já tinha em minha mente, só confirmei tudo o que já imaginava saber. Mas achar o site foi ótimo pra mim, porque transexualidade é um assunto que muito me cativa.

    ResponderExcluir